Superalimento do mês: beterraba

Julho 1, 2020by orinam0
beterraba_blog-1280x490.png

Beterraba (Beta vulgaris) é um vegetal de raiz muito rico em nutrientes essenciais, são uma ótima fonte de fibras, vitaminas C e B9, manganês, potássio e ferro.

Com inúmeros benefícios à saúde, incluindo uma melhoria do fluxo sanguíneo, redução da pressão arterial, melhoria da digestão, prevenção de diabetes e aumento da performance física. Muitos desses benefícios são devidos ao alto teor de nitratos inorgânicos que conferem efeitos benéficos na saúde cardiovascular, nomeadamente na redução da hipertensão e aterosclerose.

As beterrabas podem ser consumidas cruas, em saladas, ou cozidas. As suas folhas também podem (devem!) ser consumidas.

Existem vários tipos de beterraba, que se distinguem pela sua cor – amarelo, branco, rosa ou roxo escuro.

Sou uma amante de beterraba, como dá para perceber nas imagens no meu website 😃 por esse motivo para o mês de Julho a beterraba será o superalimento de destaque. Aqui segue a minha primeira proposta para fazerem alquimia na vossa cozinha.

 

CREME DE BETERRABA

INGREDIENTES

2 cebolas
2 curgetes
6 beterrabas
1 batata doce
1 dente de alho
Sal marinho q.b.
Azeite q.b.

PREPARAÇÃO

1. Prepara todos os vegetais: descasca a cebola e corta-a ao meio; descasca o dente de alho; descasca as curgetes, as beterrabas e a batata doce e corta-as aos pedaços.
2. Numa panela colocas as cebolas, as beterrabas, a batata doce, o dente de alho e as curgetes.
3. Tapas a panela e, quando levantar fervura, adicionas o sal. Deixa cozinhar em lume médio/ baixo durante cerca de 30 minutos. No final basta triturar até obter uma textura cremosa. Serve com um fio de azeite.

orinam