Re-conexão com o alimento

Junho 23, 2020by orinam0
sacredfood-1280x490.png

Hoje em dia existe uma enorme confusão em torno da alimentação, causada muitas vezes pelo excesso de informação, outras vezes pelo facto de se ter colocado a comida no patamar científico, convertendo-a em números: calorias, quantidades, peso…todo o prazer em comer, a energia e a criatividade em torno da alimentação estão praticamente extintas.

A cultura ocidental retirou toda a sacralidade à forma como vemos, preparamos e partilhamos a comida. Procuramos fora de nós conselhos sobre comida, e através da ciência procuram-se fórmulas mágicas. Nunca vivemos tempos tão pouco saudáveis em relação a tudo o que colocamos na nossa boca. Para algumas pessoas chega a ser paralisante, passam mais tempo a argumentar dentro das suas cabeças sobre a culpa e a consequência de comer, ou não comer, determinado alimento. Tanta energia que é drenada, quando poderia ser utilizada para nutrir outras áreas da vida.

Com este cenário, não espanta porque é que os nossos corpos pedem ajuda!

A energia que direcionamos aquilo que comemos, é a energia com que esse alimento vai nutrir o nosso corpo. A energia que é colocada no processo de cultivo e de preparação dos alimentos, é a energia com que nos vamos alimentar.

Como ter uma relação saudável com a comida?

Existem alguns comportamentos a adotar:

– Eliminar sentimentos negativos em relação à comida, como a culpa, a ansiedade, a vergonha, a comparação…

– Aceitar e amar os nossos corpos

– Abençoar a comida que ingerimos

– Retomar a conexão com o coração da nossa comida, a comida como forma de celebração, de amor e de partilha

Em quase todas as culturas, a comida desempenha um papel muito importante a nível físico e espiritual, sendo uma poderosa medicina. A comida não é mero alimento, mas informação que percorre todo o nosso organismo, é energia de cura que atua a nível celular. E este não é um conceito novo, já há milhares de anos que Hipócrates afirmava que o corpo tem a capacidade de se curar a si mesmo… A comida com que nutrimos o nosso corpo é a forma mais elevada de Medicina. ❤️

orinam