A Saúde do Intestino _ 2ª parte

Junho 13, 2020by orinam0
intestino-1280x490.png

Alcançar a saúde ideal requer uma função saudável da barreira intestinal, responsável pela regulação dos sistemas imunológico e neurológico. Se sofres com sintomas relacionados com o intestino – como inchaço, gases, indigestão, dor e alteração do ritmo intestinal – talvez esteja na hora de cuidar da tua saúde gastrointestinal.

Cura o intestino, alimenta o cérebro e reforça o sistema imunológico 

No passado, o sistema digestivo era visto como uma caldeira constantemente activa que, para gerar energia, necessitava de ser alimentada a todo o momento. Hoje sabemos que não é bem assim. Há mais de 2000 anos, Hipócrates disse: Todas as doenças começam no intestino. Somente agora começamos a entender que o sistema gastrointestinal é essencial para a gestão de muitas funções do nosso organismo, e por isso determinante para a saúde e doença.

Uma boa nutrição é a chave para abastecer o corpo de maneira otimizada, e o intestino é a porta de entrada pela qual a nutrição influencia o resto do corpo. Se a barreira intestinal estiver comprometida, poderá experimentar uma absorção reduzida nutrientes ou minerais, levando à interrupção de vários sistemas corporais. 

Um mecanismo de defesa essencial chama-se permeabilidade intestinal, o termo científico que descreve o controle do que passa por dentro do trato gastrointestinal através das células que revestem a parede intestinal. Quando aumenta, fatores externos como vírus, bactérias, toxinas, alimentos não digeridos e outros antígenos entram na corrente sanguínea. Nestes casos, o sistema imunológico reage recrutando proteínas inflamatórias como um mecanismo de defesa, o que pode causar inflamação sistémica. Muitas condições de saúde como alergias alimentares, autismo, doença celíaca, fibromialgia e doenças auto imunes: artrites, psoríase, eczema, urticária, síndrome do intestino irritável, fadiga crónica estão relacionadas com a permeabilidade intestinal ou “intestino permeável”.  A hiper permeabilidade intestinal é considerada a causa do desenvolvimento de condições auto imunes inflamatórias.

São vários os fatores ambientais que podem influenciar significativamente o equilíbrio de bactérias no intestino:

  1. Uma má digestão – incluindo um baixo nível de ácido estomacal – pode propiciar um aumento das bactérias patogénicas.
  2. O stress físico ou mental prolongado aumenta o risco de baixa acidez estomacal
  3. Elevados níveis de cortisol, consequência de níveis elevados de stress, estão associados a uma reduzida função imune e ao muco protetor, enfraquecendo as defesas imunológicas.
  4. A baixa fibra alimentar 

Estratégias para melhorar a saúde do trato gastrointestinal

  • Elimina o açúcar e alimentos altamente processados
  • Mastiga a comida corretamente
  • Consome alimentos fermentados
  • Evita ingerir líquidos às refeições
  • Deixa um intervalo, de pelo menos 3 horas, entre comer e ir para a cama.
  • Se o stress é um problema, adopta uma prática de exercícios de respiração consciente antes das refeições que irão estimular o nervo vago, que promove um estado relaxado no corpo, facilitando o processo digestivo.
  • Pratica exercício físico regular

orinam


Leave a Reply